Blog

Como se aposentar pelo teto máximo da previdência

Você, em algum momento, já se perguntou qual será o valor do seu benefício no momento de sua aposentadoria?

Teto do INSS

O Teto do INSS é, para quem não sabe, o salário máximo que limita a contribuição e também o valor recebido pelos aposentados.

Para se aposentar no teto do INSS é necessário planejamento. Você nem sempre irá recolher as contribuições no valor máximo que lhe garante uma boa aposentadoria, porque o recolhimento de contribuições do valor máximo, não é o único ponto que define o valor dele. Muitos profissionais, especialmente os autônomos, pagam mais do que o necessário.

Com o devido planejamento, é possível calcular a média ideal.

Como funciona a Previdência Social

A Previdência Social é um seguro financeiro público que garante fonte de renda ao trabalhador que já cumpriu seu tempo de trabalho. O teto previdenciário atual é R$ 6.433,57.

Na maioria das vezes, a contribuição no teto máximo não influência quase nada no valor da aposentadoria, isso porque o cálculo do beneficio é feito com base no período contributivo, levando em conta o tempo de contribuição e idade do segurado.

Antes da reforma da previdência, para se chegar ao valor da aposentadoria, era apurado o valor do chamado salário de benefício. Esse valor consistia em uma média aritmética que considerava 80% dos maiores salários de contribuição ao longo da vida profissional, compreendidos dentro do Período Básico de Cálculo que seria de julho 1994.

Com a emenda Constitucional 103/2019, conhecida reforma da previdência, o valor do benefício é calculado pela média aritmética simples dos salários de contribuição e das remunerações correspondentes a 100% do período contributivo desde a competência de julho de 1994, ou desde o início da contribuição, se for posterior àquela competência.

Dessa nova maneira uma vez que for apurado o salário de benefício chega enfim o momento de aplicar a alíquota. Em seguida, seguindo as novas regras da Reforma da Previdência, ela será de 60% da referida média + 2% a cada ano de que exceder o tempo de 20 anos de contribuição para os homens ou 15 anos de contribuição para as mulheres.

Portanto, o planejamento previdenciário é de extrema importância e não deve ser deixado somente para o final, quando for solicitar a sua aposentadoria, programe-se antes, planeje e garanta assim uma boa aposentadoria desfrutando com tranquilidade essa nova fase da vida.

Alguma dúvida?

Se precisar de auxilio para planejar a sua aposentadoria ou se tiver qualquer dúvida sobre, estamos a disposição para ajudá-lo.

Keli de Moraes

Áreas de Atuação
Trabalhista / Previdenciário / Contratosenegociações
Formação Acadêmica
Graduação:Faculdade de Direito da Universidade Paulista-UNIP,2003.
Especialista em Direito CivileProcesso Civil pelo Centro Universitário FIEO-UNIFIEO,2005;
Capacitada em MediaçãoeConciliação pelo Escola Paulista de Magistratura,2012;
Pós-graduada em Direito de FamiliaeSucessões pelo Centro Universitário FIEO-UNIFIEO,2016;
MBA em Direito do TrabalhoePrevidenciário pela Faculdade Legale,2018;
Pós-graduanda em Direito Previdenciário no Damásio Educacional desde 2020.

DIREITO CIVIL

É o ramo do direito privado que trata das normas que regulam os direitos e obrigações das pessoas físicas e jurídicas nas suas relações patrimoniais, familiares e obrigacionais. Nosso escritório possui profissionais especializados e capacitados para auxiliar nossos clientes em todas as suas demandas relacionadas a pessoas ou coisas.